sábado, setembro 30, 2006

A perfeição da vida


Muita gente passa a vida em busca de perfeição: ter o trabalho perfeito, a casa perfeita, a pessoa perfeita, a família perfeita. Mas todos esquecem de um fato: a vida por si só é perfeita. É um fato implítico na existência do ser humano. Pensei nisto ao lembrar de dois fatos diferentes, porém com significado semelhante.

Temos um paciente terminal na nossa enfermaria (o tal "sem prognóstico"), que está internado no hospital para ter cuidados clínicos e poder fazer a tão famosa passagem o mais confortável possível. Eu pude presenciar durante a semana a piora do quadro dele, particularmente na sexta-feira. Ele começou a dar sinais que ia partir naquele dia mesmo. Neste dia eu estava de permanência. E vi quando uma visita muito especial chegou: seu filhinho de meses com sua esposa. O hospital havia permitido a entrada da criança para visitar o pai visto o estado do mesmo. Minha amiga presenciou um belo fato e veio me contar: a criança ao vê-lo começou a querer ir no colo dele, a querer abraçá-lo com aquele sorriso de criança maravilhoso. E ele, mesmo naquele estado, fixou o olhar no filhinho, como se estivesse aguardando aquele precioso momento. Não sei se ele partiu mesmo naquele dia, mas acredito que sim.

Há alguns poucos meses atrás, eu me lembro que resolvi desencanar de vez de um "ex" que não me fazia feliz. Lembro que naquele momento decidi que queria encontrar alguém especial. Cheguei até a aceitar a possibilidade de que este encontro seria via internet. Pouco tempo depois, aconteceu. Estava eu voltando do Emílio Ribas, viajando em pensamentos. Estava sentada ao meu lado uma moça. Em um determinado ponto, ela se levantou para descar. Nisso dois moços passavam pela catraca, eu olhei e pensei: poxa, aquele moço podia sentar aqui. Veio em minha direção o rapaz que estava atrás desse primeiro que passava. O único lugar vago no ônibus era ao meu lado. E ele sentou. Nos olhamos, aquele olhar de quem pede permissão para sentar e coisa e tal. Do nada o cidadão começou a falar de guarda-chuva. E eu entrei na onda. Trocamos informações do "tipo" orkut. No dia seguinte conversamos pelo telefone, no outro saímos pela primeira vez, depois de dois dias já éramos namorados. E estamos super felizes em estar juntos. Até fazemos os nossos planos...

A vida é perfeita sim. Não porque somos perfeitos ou porque vivenciamos situações perfeitas. É pelo simples fato de existir uma energia transformadora dentro de cada um de nós que nos leva a trilhar pelo caminho que escolhemos.

Um comentário:

Rogério Buzelli disse...

Fatos para anotar na caderneta:
Nº 1 - O primeiro carinha estava sendo melhor cotado que eu, mas eu fui mais rápido e perspicaz! Ponto pra mim! ;)
Nº 2 - Cidadão = Pessoa que voz fala, ou seja, Eu.

Perfeição é viver o pacote completo da vida, e não querer tudo nos pequenos e momentâneos detalhes. Uma obra de arte tem um começo, meio e fim, e só vivendo intensamente poderemos captar as pinceladas finais e, passando para a próxima lição, olhar para trás e admirar a imagem que ilustramos.

Beijø, cidadã linda!
^^